Não localiza o número?
De 2ª a 6ª feira
das 09:00 às 17:00 horas
Logomarca

CNJ institui novos modelos nacionais de certidões de Registro Civil


O Provimento 182/2024, publicado pela Corregedoria Nacional de Justiça, institui novos modelos únicos de certidões de nascimento, casamento e óbito a serem adotados pelos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais em todo o Brasil. O texto altera o Provimento 149/2023, que instituiu o Código Nacional de Normas da Corregedoria Nacional de Justiça, para aprimorar a segurança e garantir maior uniformidade nos registros civis.

Clique aqui e leia a íntegra do Provimento 182/2024.

A medida entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025, com a obrigatoriedade de implementação dos novos modelos até essa data. Certidões emitidas em modelos anteriores continuarão válidas por prazo indeterminado, evitando transtornos para os cidadãos que já possuem os documentos.

Entre as mudanças, está a aquisição do papel de segurança pelos registradores civis. As solicitações deverão ser feitas exclusivamente com empresas credenciadas pela Associação Nacional dos Registradores das Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

Conforme o documento, as empresas interessadas em fornecer o material deverão atender a critérios técnicos, como a capacidade de impressão de marca d’água, o uso de fio de segurança e filmes de proteção para impressão a laser. A Arpen-Brasil será responsável por credenciar as empresas, devendo disponibilizar, em até 15 dias após a solicitação, a decisão sobre a conformidade do fornecedor.

Fonte: IBDFAM

Outras notícias

NOTÍCIAS 26 de maio à 05 de junho
quarta-feira 04 junho / 2025 Consolidação da propriedade, leilão extrajudicial e a essencialidade da intimação pessoal do devedor Atualizações normativas para a usucapião extrajudicial em Minas Gerais CNJ define regras para modernização e segurança no registro de imóveis
terça-feira 03 junho / 2025 Centrais Nacionais dos Serviços Notariais e de Registro são destaque no segundo dia do 95º Encoge Centrais Nacionais dos Serviços Notariais e de Registro são destaque no segundo dia do 95º Encoge Em 2025, Registre-se! fez quase 150 mil atendimentos para emissão do registro civil Cartórios mineiros são destaque no GPTW 2025
segunda-feira 02 junho / 2025 Reforma do Código Civil prevê divórcio unilateral feito em cartório Justiça nega ação de homem que queria anular paternidade após 35 anos de registro
sexta-feira 30 maio / 2025 Presidente do IRTDPJBrasil destaca papel dos Operadores Nacionais para os avanços do segmento extrajudicial no 95º ENCOGE Cartórios firmam compromisso nacional no combate à violência contra a mulher com apoio da ABNT e do Instituto Nós Por Elas
quinta-feira 29 maio / 2025 Imóvel não deve ser alienado sem que haja intimação do devedor Tema 1.138 do STJ: Resolução de contratos aplica CDC ou lei 9.514/97?
quarta-feira 28 maio / 2025 STJ reforça limites da Súmula 308 na alienação fiduciária
terça-feira 27 maio / 2025 CNJ amplia acesso à base de dados de escrituras e procurações por meio digital TJMG nega exclusão de imóvel da partilha em divórcio sob regime de comunhão de bens Contrato de promessa de compra e venda sem registro no Cartório Imobiliário é tema de destaque no Informativo de Jurisprudência do STJ

 

Rua Guajajaras, 197 - Centro - CEP 30180-103 - Tel. (31) 3224-1788 - Fax (31) 3226-4387 - (31) 97122-1486

Instagram
© 2025 - Registro de Títulos e Documentos. Cartório do 2º Ofício